web tracker Mundial 2006: CRÓNICA: Inglaterra x Paraguai

Crónicas de quem fica em casa a ver o Mundial pela televisão

sábado, junho 10, 2006

CRÓNICA: Inglaterra x Paraguai


A rivalidade entre Inglaterra e Alemanha tem atravessado gerações e, fora de campo, redundado em confrontos lamentáveis, que se vão repetindo um pouco por toda a parte, como foi o caso de Frankfurt, ontem à noite, onde a polícia foi obrigada a intervir para repôr a ordem.
Dentro de campo, a competição tem sido mais saudável e conheceu hoje um novo capítulo, ainda que involuntário: se a Alemanha tinha precisado de apenas 5 minutos para abrir o activo frente à Costa Rica, os ingleses começaram a festejar logo aos 3, quando o infeliz Gamarra desvia um livre tenso de Beckham para o fundo da própria baliza. 1-0, Inglaterra na frente e, na cabeça de muito adeptos, o início electrizante do jogo de abertura do torneio. Iria repetir-se?
Não. Pelo contrário, este primeiro jogo do grupo B deu a conhecer uma Inglaterra acomodada ao resultado e um Paraguai lento e incapaz de fazer mexer o marcador. Só perto do final do primeiro tempo se viu um lance de ataque paraguaio digno desse nome: Valdez tirou dois defesas do caminho e disparou forte, com a bola a passar muito perto do poste direito da baliza à guarda de Robinson.
Talvez inspirada por este lance, a formação sul-americana entrou na segunda aprte com maior pendor ofensivo e, em duas ocasiões , poderia ter aproveitado as facilidades concedidas pela defesa britânica para fazer o empate. Valdez era o mais inconformado e rematador, mas os seus esforços continuam infrutíferos. Parecia que o jogo ia finalmente ganhar ritmo, mas foi apenas ilusão. O Paraguai insistia em jogar pelo meio, afunilando fatalmente todos os lances quando chegava a hora de passar pela última linha inglesa. Os comandados de Eriksson, por seu lado, não pareciam muito interessados em dilatar a vantagem e iam deixando correr o tempo.
Foi Lampard que deu um pontapé na monotonia instalada, aos 72 minutos, mas Bobadilla opôs-se com classe a uma bola que levava selo de golo. O duelo viria a repetir-se, aos 88: de novo Lampard a rematar para o 2-0 e de novo Bobadilla a negar-lho com excelente estirada, cedendo canto.
O golo madrugador da Inglaterra acabou por valer três pontos, num encontro que, talvez pela hora, foi jogado sob o signo da sesta. O Paraguai tem agora de acordar rapidamente se não quiser ficar pelo caminho já nesta primeira fase.

Ficha do jogo

Foto de FIFAworldcup.com