web tracker Mundial 2006: CRÓNICA: Gana x Itália

Crónicas de quem fica em casa a ver o Mundial pela televisão

segunda-feira, junho 12, 2006

CRÓNICA: Gana x Itália


Ficha do jogo

O dia terminou com o Itália – Gana, em Hanover, num jogo entre uma eterna favorita e mais uma estreante. Entrou melhor a Itália, como se esperava, revelando uma magnífica capacidade de jogar em ataque contínuo, explorando sempre os espaços e a velocidade dos seus homens mais adiantados. O flanco esquerdo italiano carburava a toda a velocidade, não deixando muito tempo aos ganeses para pensar em mais do que defender. Quando conseguia encontrar um espaço entre dois ataques transalpinos, a formação africana tinha em Essien o seu homem mais determinado e rematador, mas os esforços não levavam grande perigo às redes de Buffon.
Adivinhava-se o golo de Itália e ele viria a aparecer aos 40 minutos, na cobrança de um canto na esquerda, com Pirlo a aparecer sem marcação à entrada da área e a rematar colocado junto ao poste mais distante. A bola ainda sofreu um ligeiro desvio num defesa, mas o selo de golo parecia já lá estar desde que saiu dos pés do médio do Milan.
O intervalo não trouxe grandes novidades, trazendo mesmo à tona uma realidade bem conhecida de todos, com a Itália apostada em não arriscar tanto, preferindo guardar o resultado da forma que lhe é tradicional. Nessa altura, o Gana encontrou mais espaços para jogar um pouco mais perto da área de Buffon e, por duas vezes, poderia ter feito estragos. Numa delas, a equipa de Dujkovic queixou-se de um penalty que terá ficado por assinalar e, na outra, foi de novo Essien que, com um belo remate, obrigou Buffon a intervenção apertada.
Não era, porém, noite de surpresas e o pragmatismo italiano voltou a revelar-se quando Samuel Kuffour, numa infeliz tentativa de atraso, deixa Iaquinta isolado frente a Kingston. O avançado da Udinese não teve dificuldades em contornar o guarda-redes e pôr um ponto final na incerteza quanto ao resultado.
Vitória justa dos italianos, que defrontam os Estados Unidos na próxima jornada. Quanto ao Gana, não se adivinha tarefa fácil, já que vai ter pela frente a República Checa, que alcançou o resultado mais dilatado do torneio até ao momento.


Foto de FIFAworldcup.com