web tracker Mundial 2006: CRÓNICA: Coreia do Sul x Togo

Crónicas de quem fica em casa a ver o Mundial pela televisão

terça-feira, junho 13, 2006

CRÓNICA: Coreia do Sul x Togo



Ficha do jogo

O primeiro jogo do dia trouxe mais um estreante aos palcos do Alemanha 2006. O Togo realizou o seu primeiro jogo em fases finais de campeonatos do Mundo na sombra de uma polémica que opôs jogadores e federação, relativa aos prémios de jogo deste Mundial, e que levara, há alguns dias, à demissão do seleccionador Otto Pfister. Tendo voltado atrás na sua decisão, a dúvida sobre se o técnico alemão iria realmente sentar-se no banco só ficaram desfeitas momentos antes do encontro, quando o nome de Pfister surgiu na ficha de jogo.
Com um problema resolvido, o Togo tinha outro pela frente: dar a volta a uma Coreia que, no último Mundial, surpreendeu tudo e todos, alcançando o quarto lugar. A formação africana começou bem e marcou primeiro, à passagem da meia-hora, por intermédio de Kader. O jogo disputava-se num ritmo lento, com as equipas a arriscarem muito pouco. Ainda assim, os coreanos podem agradecer ao guarda-redes Woon-Jae Lee por não ter permitido que o Togo, por duas vezes, aumentasse a vantagem.
O momento do jogo chegou aos 53 minutos, altura em que o defesa togolês Abalo derrubou Ahn à entrada da área, vendo o segundo cartão amarelo e consequente vermelho. As coisas estavam mais complicadas para o Togo e pioraram logo de seguida, já que Chun-Soo Lee, na cobrança do livre, atirou para o 1-1.
A jogar com dez, o Togo não baixou os braços, mas acabou por permitir que a Coreia completasse a reviravolta no marcador aos 70 minutos, com um remate colocado de Ahn, jogador que, em 2002, foi responsável pela eliminação da Itália. Até final, a equipa de Otto Pfister ainda procurou nova igualdade, mas os três pontos já não fugiram aos coreanos, que voltam a estrear-se com uma vitória em fases finais de campeonatos do Mundo.

Foto de FIFAworldcup.com